Mito 1: O objetivo é mudar
Talvez somos vítimas da língua. Praticantes de mudança organizacional comumente falam como se o objetivo final fosse a própria mudança. É comum se dizer "implementar a mudança", como se a mudança em si fosse o objetivo. Não é! Mudança é o processo de trazer sobre o estado futuro desejado.
Um dos primeiros a estudar o desenvolvimento da organização, Kurt Lewin descreveu o processo de mudança como Descongelar -> Mudar -> Congelar. É comumente mal interpretado que a coisa está em "Congelar" é a própria mudança. Ou seja, você definitivamente apoia a iniciativa que está a implementar. Na verdade, isso significa que o estado que pode "congelar" é o verdadeiro futuro desejado, que continua como "normal" depois da iniciativa de terminar.
Para ver esse mito em ação, pergunte-se: Como é que você realmente quer que aconteça diferente de como você irá realizá-la?
Mito 2: A mudança deve começar pelo topo
Ninguém vai negar a importância da liderança de condução e reforçar o processo de mudança em toda a organização.
Mas é preciso mudar para iniciar com a liderança? A resposta é um definitivo "não". Há inúmeros exemplos de grandes mudanças organizacionais, que começou como qualquer esforço de base ou de pequenos ensaios sem a participação de muita liderança. Além disso, as idéias para as iniciativas de mudança freqüentemente vêm de pessoas de baixa do organograma que estão mais diretamente afetados pelos problemas e desafios da organização.
Quando acreditamos que a mudança só se inicia no topo, a falta de comprometimento da liderança pode fazer-nos sentir como nossos esforços são inúteis. A verdade é que a mudança pode começar com você. Seu trabalho é ajudar os líderes a conduzir e reforçar o processo de mudança.
Mito 3: As pessoas se comportam racionalmente
Você sabia que isso era um mito já, não é? E ainda como agentes de mudança que assumem que podemos prever que a reação será a nossa iniciativa com base no que nós pensamos que um ser humano racional faria.
Acreditamos que, se nós fornecemos um incentivo monetário para realizar algo, ele vai motivar as pessoas a fazê-lo. Supomos que, se listar todos os benefícios da iniciativa, as pessoas vão ficar a bordo. Nós pensamos que se nós puséssemos um grupo em um quarto junto com um objetivo que vai funcionar como uma equipe para fazê-lo.
A boa notícia é que, embora nem sempre as pessoas se comportam racionalmente, o seu comportamento irracional é realmente bastante previsível. Quando você pensa através do impacto de sua iniciativa, considere se o seu plano é baseado no pressuposto de que as pessoas se comportam da maneira que você quer que elas se comportem ou que as pessoas vão se comportar como elas vão realmente se comportar.
Se você sente que a sua iniciativa de mudança é ficar preso, desafie esses mitos e olhe para a mudança como uma nova perspectiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário