quinta-feira, 19 de abril de 2012

[GP] - Sprint



O coração do Scrum é a Sprint, um time-box de um mês ou menos, durante o qual um “Pronto”, versão incremental potencialmente utilizável do produto, é criado. Sprints tem durações coerentes em todo o esforço de desenvolvimento. Uma nova Sprint inicia imediatamente após a conclusão da Sprint anterior.


As Sprints são compostas por uma reunião de planejamento da Sprint, reuniões diárias, o  trabalho de desenvolvimento, uma revisão da Sprint e a restrospectiva da Sprint.

Durante a Sprint:

  • Não são feitas mudanças que podem afetar o objetivo da Sprint;
  • A composição da Equipe de Desenvolvimento permanecem constantes; 
  • As metas de qualidade não diminuem; e,
  • O escopo pode ser clarificado e renegociado entre o Product Owner e a Equipe de Desenvolvimento quanto mais for aprendido.

Cada Sprint pode ser considerada um projeto com horizonte não maior que um mês. Como os projetos, as Sprints são utilizadas para realizar algo. Cada Sprint tem a definição do que é para ser construído, um plano projetado e flexível que irá guiar a construção, o trabalho e o resultado do produto.

Sprints são limitadas a um mês corrido. Quando o horizonte da Sprint é muito longo, a definição do que será construído pode mudar, a complexidade pode aumentar e o risco pode crescer. Sprints permitem previsibilidade que garante a inspeção e adaptação do progresso em direção a meta pelo menos a cada mês corrido. Sprints também limitam o risco ao custo de um mês corrido.


Veja o guia completo aqui!

Um comentário:

  1. Wonderful article, I am a project manager, seeing the growing demand of Scrum in my company I took certificate from scrum master training provider Scrumstudy, which really increase in my productivity and led to high grow in my career. I will really recommend all those people wondering whether to take scrum or not, go to http://www.SCRUMstudy.com and you will get answers to your question.

    ResponderExcluir