segunda-feira, 18 de abril de 2011

[GP] - O QUE FAZEM OS LÍDERES

Liderança e gerenciamento são duas coisas diferentes que andam juntas. Nenhuma substitui a outra, cada uma tem suas próprias funções e características. Podemos definir liderança e gerenciamento como dois sistemas de ações complementares e distintivos. Se analisarmos as grandes corporações elas são super gerenciadas e sub-lideradas.

Atualmente elas estão sempre procurando profissionais com perfil de liderança e as colocam no mercado para adquirir experiência, para desenvolver mais ainda esse potencial. Porém ter um profissional somente com um perfil de liderança não é o ideal, o ideal seria que tanto o gerenciamento e liderança fossem pontos fortes nele, e usar isso para o equilíbrio de ambos. Esse é o grande desafio, conseguir profissionais bons na equipe, mesmo buscando o perfil ideal é muito difícil encontrá-los.

A saída para esse problema seria valorizar ambos e investir para se tornar fortes nos dois pontos e continuar procurando por profissionais desse nível. Assim como procurá-los você deve manter aqueles que você já tem. Certas pessoas têm grande capacidade de liderar e outras de gerenciar, por diferentes motivos. Companhias inteligentes valorizam essas características e trabalham duro para mantê-los ou torná-los parte da equipe.



Acredito que uma pessoa que queira ser gerente de projeto tenha que ter características de líder e de gerenciamento, pois ela vai lidar com pessoas e ao mesmo tempo com planejamento e execução de cronogramas. Certamente há pessoas que não tem esse perfil, mas seria o perfil ideal. O importante é poder dividir as tarefas e executá-las de acordo com o perfil que melhor se encaixa.

O gerenciamento lida com complexidade, suas práticas e procedimentos são uma das maiores evoluções do século vinte: o surgimento das organizações. Sem um plano de gerenciamento as empresas não existiriam, e aquelas que existem sem ele, tendem a se tornar caóticas e tem sua existência ameaçada. Uma empresa com um bom gerenciamento são mais organizadas e consistentes e fornecem mais controle para obter qualidade e lucratividade de produtos. Liderança está ligada a mudanças, ferramenta fundamental nos últimos anos devido ao mercado mais competitivo e mais volátil. Para produzir mudanças é necessário estabelecer uma direção para ela. Estabelecer diretrizes nunca é a mesma coisa que planejar a curto ou longo prazo. Planejar é um processo do gerenciamento com objetivo de produzir resultados ordenados e não mudanças.

 Cada vez mais as organizações têm passados por grandes mudanças para sobreviver e se manter competitivas, para ocorrer essas mudanças é necessário uma liderança. Para realizar uma mudança construtiva é necessário estabelecer uma diretriz, desenvolvendo uma visão para o futuro com estratégias concretas, e com isso realizar as mudanças necessárias para chegar mais perto do que foi planejado na sua visão. Visões ruins tender a ignorar as legítimas necessidades e direitos de grupos importantes, favorecendo funcionários em detrimento com clientes ou acionistas.

As companhias procuram primeiro gerenciar complexidade, planejando e orçando, estabelecendo etapas detalhadas para alcançar essas metas e depois alocam recurso para a execução desses planos. Desenvolver diretrizes de negócios é um processo difícil, às vezes exaustivo de coletar e analisar informações. Pessoas que realizam essa tarefa não são mágicas, e sim grandes pensadores estratégicos com visão de mercado que estão dispostos a arriscar. O gerenciamento desenvolve a capacidade de alcançar planos organizando e escalando pessoal, sendo assim criando uma estrutura organizacional e designando cargos para essas pessoas. Com tudo isso pode se dizer que o gerenciamento dá uma segurança para realização de planos controlando e resolvendo problemas, com ações de monitoramento, reuniões e outras ferramentas. A liderança exige motivação e inspiração para alcançar uma visão já definida, manter as pessoas na direção certa, sendo desafiadas e motivadas para isso, apelando para emoções, valores e necessidades humanas básicas que são frequentemente intocados. Obter e manter uma credibilidade também são importantes, as pessoas têm que confiar e acreditar no seu líder.

O conteúdo das pessoas, seus antecedentes, sua reputação, a confiabilidade e a consistência entre suas palavras e ações são características importantes para um líder. Com isso, alinhar pessoas leva o fortalecimento de uma maneira que somente organizá-las não faz. Algumas empresas encontram dificuldades nesse alinhamento e não conseguem acompanhar mudanças rápidas do mercado e da tecnologia, porque muitas pessoas dessa organização se sentem relativamente sem poder, elas não são ouvidas e às vezes ficam vulneráveis a ações de alguém com mais hierarquia. Outro grande desafio encontrado nas organizações é a interdependência, onde os funcionários estão ligados aos outros seja por trabalho, tecnologia, sistemas de gerenciamento e hierarquia. Quando as organizações tentam mudar elas encontram um grande desafio, pois é difícil fazer com que todos sejam alinhados e se movam para uma mesma direção, normalmente cada um tem suas opiniões e objetivos que divergem com as dos outros. O objetivo é manter as pessoas na mesma direção e mantê-las alinhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário